Feira de Santana está entre os municípios representados na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Brasília (DF) desde o último dia 18 e que segue até esta quinta-feira (21).
A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Verena Leal, integra o quadro de Relatores de Grupo do evento, a convite do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
“Essa oportunidade de estar aqui também é uma contribuição importante para o nosso município, pois levaremos novas ferramentas, metodologias de trabalho, além de proposições para a saúde do trabalhador e para o campo da vigilância em saúde”, destacou.
A conferência, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, tem como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
Nesses quatro dias de debates, os participantes discutem três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, e a Participação popular e controle social na saúde do trabalhador.
Para Verena Leal a conferência reafirma “a importância do SUS como política pública essencial e sua centralidade na garantia de saúde integral do trabalhador”.
O evento conta com a participação de 1.560 delegados e cerca de 2.500 credenciados, entre palestrantes, convidados e membros da comissão organizadora.