Em celebração aos 30 anos do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs), o Aberto das Artes 2025 convida o público de Feira de Santana para um dia inteiro de atividades artísticas gratuitas. Realizado anualmente desde 2007, o evento celebra o aniversário da instituição e, nesta edição especial, comemora os 30 anos de história de um dos mais importantes centros culturais da Bahia. O evento acontece no dia 19 de setembro, das 9h às 22h, com uma programação totalmente gratuita.
Para celebrar as três décadas de existência do Cuca, o evento oferecerá uma série de exposições. No foyer do Teatro, o público poderá conferir a mostra comemorativa “Cuca 30 Anos: Trilhas de Memória e Futuro”. O Museu Regional de Arte (MRA) receberá duas exposições: "Nordeste Destino", do artista Jean Lima, e "A Pele do Invisível", das artistas Lu Brito e Técia Borges. Já na Galeria Carlo Barbosa, estará a exposição "Toda Vez que Você Me Vê", a primeira mostra individual do artista visual feirense Astronauta de Mármore.
A proposta do Aberto das Artes é ser uma vitrine da diversidade cultural de Feira de Santana, abrindo as portas do Cuca para artistas iniciantes e consagrados. O evento transforma a instituição em um grande palco, utilizando todos os seus espaços – como o teatro italiano, o teatro de arena, o museu e a galeria – para receber simultaneamente apresentações de música, teatro, dança, exposições de artes visuais e literatura, e muito mais.
Além de valorizar os talentos locais, o evento reforça o compromisso do Cuca/Uefs de ser um centro de difusão de uma variedade de manifestações artísticas e culturais. Para completar a experiência, o público também poderá visitar a Feira de Saberes e Sabores da Uefs, que oferece artesanato e produtos da culinária local, fomentando a economia popular e solidária.
A programação completa, que inclui artistas inscritos e convidados, será divulgada em breve no Instagram do Cuca: https://instagram.com/cuca_uefs.