Feira de Santana EXPOFEIRA
Edição histórica da Expofeira será aberta hoje, após intervalo de quatro anos
Parque de Exposição foi completamente revitalizado para sediar o evento
01/09/2024 10h04 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA
Foto: Izinaldo Barreto/ Prefeitura de Feira de Santana

Devido à pandemia da Covid-19 e aos impactos econômicos causados por ela, um dos maiores eventos agropecuários do Norte-Nordeste do Brasil passou quatro anos sem ser realizado. Em 2024, após um esforço conjunto entre a Prefeitura de Feira de Santana, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e diversas entidades do setor, a Exposição Agropecuária de Feira de Santana está finalmente sendo retomada.

A 45ª Expofeira será aberta neste domingo (1º), pelo prefeito Colbert Martins Filho, e seguirá até o próximo dia 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, que foi completamente revitalizado pela Prefeitura para sediar o evento deste ano.

O ato de abertura contará com a presença do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, além de outros secretários municipais e representantes do agronegócio da Bahia e de outros estados do Brasil.

Até o próximo dia 8, a Expofeira 2024 terá uma programação diversificada com atividades diárias no Parque de Exposição, das 8h às 22h. Já neste primeiro dia, além da cerimônia oficial de abertura, acontecerá o Leilão Nelore Jacuricy, a partir das 14h, e a abertura da 8ª Ranqueada do Cavalo Pônei, que seguirá até o dia 8 de setembro.

Ainda neste primeiro dia, será promovido o curso de panificação no espaço do SENAR, além da capacitação em Equinocultura.

Expectativas positivas para o evento

O secretário Alexandre Monteiro expressou grande otimismo em relação ao evento deste ano. “Após quatro anos de ausência, retornamos com uma edição histórica, com muitas inovações e uma programação que contempla todos os segmentos do agronegócio. Estamos confiantes de que a Expofeira 2024 será um marco na retomada econômica e no fortalecimento do setor agropecuário de Feira de Santana e região. A revitalização do Parque de Exposição e a parceria com entidades do setor demonstram nosso compromisso em promover um evento que reflita a importância do agronegócio para o desenvolvimento local e regional", afirmou o secretário.

Secretaria da Mulher levará o empreendedorismo feminino para a Expofeira

A 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024), não se limita apenas ao setor agropecuário. Este ano, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, que pela primeira vez estará presenten no evento, levará o empreendedorismo feminino com uma programação especial que promete dar visibilidade ao trabalho de mulheres talentosas e empreendedoras da cidade.

Josailma Ferreira, chefe da Divisão da Mulher da Secretaria de Política para as Mulheres, informa que 20 empreendedoras estarão presentes na Expofeira. "Elas irão expor seus trabalhos durante a semana da Expofeira. Desde este domingo, estaremos presentes para a abertura, que será às 16 horas, e na parte da manhã já estaremos organizando o espaço para receber essas mulheres”, revelou Josailma.

A participação da secretaria na Expofeira visa promover e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecendo um espaço dedicado para que essas mulheres possam apresentar seus produtos e serviços. A iniciativa é uma oportunidade para que elas ganhem visibilidade, ampliem suas redes de contato e mostrem a força e a diversidade do trabalho feminino.

Novo Caminho da Roça é uma das novidades da Expofeira

 

Uma das grandes novidades da 45ª edição da Expofeira é a reformulação do Caminho da Roça. Segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, a área foi totalmente repensada este ano para proporcionar uma experiência única e mais agradável aos visitantes.

Anteriormente localizada em uma área quente e desconfortável, a Vila Gourmet foi transferida para um local mais aprazível, em meio a um bosque. "Nós montamos uma verdadeira vila do interior, com igrejinha e coreto. As apresentações vão ocorrer durante o dia ali", destacou o secretário.

O novo espaço não só oferece um ambiente mais fresco e convidativo, como também ampliou sua programação para incluir atrações que atendem a diversos públicos. Entre as novidades, estão uma programação infantil e apresentações musicais, uma estreia na programação da Expofeira.

Além de oferecer uma agenda diversificada, o Caminho da Roça tem como principal objetivo valorizar a cultura local. "Vamos procurar atender todos os gostos musicais, mas o foco é atender 100% os artistas feirenses", afirmou Monteiro, reforçando o compromisso do evento em destacar a cultura sertaneja e promover os talentos da região.

(PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA)