Se alguém ainda tinha dúvidas de que Feira respira cultura, basta dar uma olhada na agenda deste fim de semana. De sexta a domingo (26 a 28 de setembro), a cidade vai ferver com o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs 2025), além de shows, teatro, exposições, feirinhas e até oficinas astronômicas para crianças.
A Praça Padre Ovídio se transforma, mais uma vez, no coração pulsante da literatura e das artes. O evento mistura recitais de cordel, mesas literárias, espetáculos infantis e shows que prometem lotar a praça.
Na sexta (26), a programação começa cedo, com contação de histórias para os pequenos na Flifinha, mesa literária no Café Teatro do Sesc e até quadrilha junina no palco Bel da Bonita. À tarde, o destaque é a conversa com a escritora Aline Bei, seguida de lançamento de livros e performance de dança. À noite, o cortejo da Nação do Maracatu Aurora Africana abre caminho para o show de Maryzélia com Pretinho da Serrinha.
No sábado (27), a homenagem à educadora Izabel Nascimento promete emoção, seguida de cortejo da Charanga Baiana até a Praça do Cordel. Entre os destaques da tarde, estão a conversa com Paloma Amado e a batalha de rima com Tulipa Negra. À noite, quem segura o palco é Jau, encerrando o dia em grande estilo.
Já o domingo (28) traz uma manhã animada com o grupo infantil Pé de Lata, espetáculo Ser-tão Mulher Poesia e muito forró com Baio do Acordeon e os Bambas do Nordeste. À tarde, tem reggae com Tito Pereira, circo na Flifinha e poesia com Nívia Vasconcellos e Dayane Sampaio. O encerramento oficial fica por conta da energia contagiante do Ilê Aiyê.
Rock na Casa Noise
Sexta (26), às 22h, a Casa Noise recebe o tributo “Só os Loucos Sabem”, reunindo sucessos do rock nacional e internacional com as bandas pernambucanas Hey Folks e Gringa. Ingressos no Sympla: R$ 38,50.
Música para todos os gostos
Na sexta (26), Mimiro Rharydade anima o Espetinho da Japa (20h).
No sábado (27), Marcus Sena se apresenta na Cidade da Cultura (21h30).
No domingo (28), a festa começa cedo com Bambas do Nordeste na Flifs (11h), segue para Rena Boy no Campo do Vule, em Humildes (17h), e ainda tem o show de encerramento com o Ilê Aiyê no centro da cidade.
Teatro no Centro de Cultura Amélio Amorim
A peça Amor, de Clarice Lispector, entra em cartaz no sábado (27), às 20h, e domingo (28), às 19h. Para a criançada, a dica é o espetáculo Meu Quintal, no domingo (28), às 10h30.
Museus e ciência para crianças
No sábado (27), o Observatório Astronômico Antares promove oficinas gratuitas para crianças e adolescentes, dentro da programação da “Primavera de Museus”. O tema deste ano é “Museus e mudanças climáticas”.
Tradição e movimento
A 38ª Festa dos Vaqueiros segue até domingo (28), com concentração na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Jaguara. Já o Jaíba Moto Fest reúne apaixonados por duas rodas no domingo (28), a partir das 10h.
Feira Arte na Avenida
Domingo (28), das 8h às 13h, na Getúlio Vargas. Música ao vivo, antiguidades, comidas caseiras e um desfile de pets estilosos garantem o clima descontraído da feira mais charmosa da cidade.
Seja na literatura da Flifs, no rock da Casa Noise, no reggae de Tito Pereira ou no teatro de Clarice Lispector, o fim de semana promete não deixar ninguém parado. Feira vai se transformar em um grande palco a céu aberto — e o melhor é que boa parte da programação é gratuita.