O documentário “Batuques da Fêra” é conduzido pelo mestre Bel da Bonita (in memorian), fundador do grupo Africania. Em seu trajeto, Bel visita 4 mestres do Samba Rural de Feira de Santana: Cláudio Costa (Angoleiros do Sertão); Chica do Pandeiro (Quixabeira da Matinha); Guda Quixabeira (Quixabeira da Matinha) e; Luizinho dos 8 Baixos (Samba da Praça do Tropeiro).
O evento, também, inaugura a itinerância 2025 do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana - FLIFS. O objetivo é promover a FLIFS em diferentes lugares, permitindo que um público diversificado tenha acesso a diferentes linguagens e conteúdos, ao tempo que conecte instituições, artistas e agentes culturais.
Dirigido por Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, o filme aborda a diversidade do samba rural de Feira de Santana, com 23 minutos de duração, e será lançado no dia 5 de agosto (terça-feira), a partir das 18h30, no Museu Casa do Sertão (UEFS). O evento também contará com um pocket show de Daniel da Quixabeira e Ramiro Barbosa.
As prosas e batuques revelam uma cidade diversa, no que se refere à cultura do samba de roda. Seus “encontramentos” possuem sotaques rítmicos raros; muitas vezes desconhecidos (ou negligenciados?) tanto pelo poder público, quanto pelos grandes veículos de comunicação.
O Samba da Praça do Tropeiro, por exemplo, é protagonizado por uma Sanfona de 8 Baixos: sua singularidade sonora, faz com que a “brincadeira” seja uma experiência única e especial; difícil de ser vista em outros cantos. Os Angoleiros do Sertão, por sua vez, se distinguem pela potência percussiva e instrumentos criados pelo Mestre Cláudio Costa, como o Tambor Grave e o Xerém. Já a Quixabeira da Matinha, um dos grupos mais celebrados da cidade, impressiona os ouvintes com seus emocionantes “Bois de Roça” (cantigas de trabalho).
Segundo os diretores, a intenção do filme é difundir a cidade enquanto referência do samba rural: “É preciso confrontar a ideia forjada de que “Feira não tem nada”. Por isso, queremos circular o filme em festivais de cinema, com o objetivo de despertar o interesse do público em conhecer esse manancial de cultura que nós temos. Além disso, estamos firmando uma parceria com o Museu Casa do Sertão, para que ocorram exibições semanais direcionadas para estudantes de escolas públicas que visitam o espaço. A intenção é difundir nossas fortunas e fortalecer o sentimento de pertencimento”.
Sobre a Flifs
A 18ª edição do evento acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro de 2025, na Praça Padre Ovídio, com realização da Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Pró-Reitoria de Extensão, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC FSA, Secretaria Estadual de Educação, através do Núcleo Territorial de Educação – NTE 19 e do Serviço Social do Comércio – SESC, organização da Casa Amarela - Assessoria e Produção, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e do Instituto Federal da Bahia – IFBA (Campus Feira de Santana).
Programa Bahia Literária
Em 2025, o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana - FLIFS foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Cultura e de Educação, por meio da Fundação Pedro Calmon. A iniciativa está inserida na modalidade de fomento à execução de ações culturais e se alinha às diretrizes do Decreto Federal nº 11.453/2023, da Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014) e do Plano Estadual de Educação da Bahia.
Lazer Outros Baianos trazem Adrenalina e Axé em show no Mercado de Arte Popular neste sábado (18)
Lazer Projeto Noites Autorais volta ao palco do Teatro Margarida Ribeiro nesta quarta (15)
Cultura Geek Feira de Santana recebe primeira edição do 'Mirai Land', festival geek com entrada gratuita
Emprego Casa do Trabalhador divulga 197 vagas de emprego nesta terça-feira
Lazer Brinca Feira encanta crianças e famílias no Parque da Cidade
Cultura Museu Casa do Sertão recebe oficinas gratuitas do projeto Raízes do Samba de Roda Rural Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado