Agosto é o mês dedicado à promoção do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado. Durante esse período, as unidades da Atenção Primária à Saúde estarão mobilizadas com uma programação especial nas salas de espera, voltada ao incentivo à amamentação.
A iniciativa inclui palestras e rodas de conversa sobre os benefícios do aleitamento para mães e bebês. Profissionais de saúde também vão distribuir materiais informativos, promover atividades lúdicas com crianças para reforçar a importância do leite materno e orientações às mães que estão amamentando, esclarecendo dúvidas e ajudando a superar dificuldades comuns nesse processo.
A referência técnica em Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Porto, e a referência técnica da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Alinne Carneiro, destacam a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.
“O leite materno é o alimento ideal até os seis meses. Ele contém todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer com saúde e reduz o risco de alergias”, afirma Maria Porto.
A nutricionista reforça ainda que o leite humano possui a quantidade exata de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e anticorpos essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.
“O leite materno é considerado o padrão ouro da nutrição infantil, e é por isso que o mês de conscientização recebe a cor dourada”, diz.
Orientação Maquiagem para crianças: como evitar reações alérgicas e proteger a pele infantil
Saúde Saúde intensifica vacinação contra HPV em jovens entre 9 e 19 anos
Explicação Entenda se cervejas podem ser contaminadas por metanol
Direitos Do tratamento à vida profissional: conheça os direitos das trabalhadoras com câncer em meio ao Outubro Rosa
Saúde Atividade física pode prevenir cerca de 45% dos casos de demência, afirma estudo
Saúde Fundação Hospitalar de Feira de Santana lança campanha Outubro Rosa 2025 Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado