A exposição “A PELE DO INVISÍVEL”, das artistas visuais e fotógrafas Lu Brito e Técia Borges, continua aberta à visitação até o dia 10 de outubro de 2025 no Museu Regional de Arte (MRA), localizado no Cuca/Uefs. A mostra é composta por autorretratos e performances e foi idealizada a fim de celebrar o Dia da Fotografia (19 de agosto).
A abertura, que aconteceu no dia 15 de agosto e contou com a apresentação musical da cantora Lua Maria e do tecladista Rogerinho Ferrer, apresentou o trabalho de vanguarda da exposição, onde o corpo feminino é mais do que representação. É, principalmente, superfície simbólica, território de ressonâncias afetivas, campo de forças entre o real e o imaginário. As imagens fotográficas desafiam o olhar do espectador, ao tempo em que o convida a uma reflexão ao que é indizível.
Uma das artistas responsáveis pela exposição, Lu Brito, vive em Salvador, é artista visual e médica oftalmologista, e sua pesquisa é centrada em fotografia e na produção de imagens, focando na relação entre singularidade e identidade. Contudo, atualmente ela está essencialmente voltada para o próprio corpo e a como ele pode ser um território móvel e performático, utiliza técnicas como scanografia e fotografia expandida, navegando entre autorretratos, foto performance e alquimias manuais de impressão.
Técia Borges vive e trabalha em Feira de Santana e Salvador, é cirurgiã-dentista, artista visual e fotógrafa, se divide entre a “precisão científica da odontologia” e a “intuição enigmática da fotografia”. Ingressou no mundo da fotografia com uma câmera analógica, porém, somente quando migrou para a fotografia digital enxergou o autorretrato como uma ferramenta de busca interior. A artista combina a fotografia expandida com performance, a fim de explorar novas possibilidades de se relacionar com o mundo e narrá-lo.
Exposição: “A PELE DO INVISÍVEL”, das artistas visuais Lu Brito e Técia Borges
Local: Museu Regional de Arte, Cuca/Uefs
Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro, Feira de Santana – BA, 44002-128
Período de visitação: até o dia 10 de outubro de 2025
Funcionamento do Museu: de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17:30
Entrada gratuita.
Mais informações: https://www.instagram.com/mra_cuca/
Lazer Outros Baianos trazem Adrenalina e Axé em show no Mercado de Arte Popular neste sábado (18)
Lazer Projeto Noites Autorais volta ao palco do Teatro Margarida Ribeiro nesta quarta (15)
Cultura Geek Feira de Santana recebe primeira edição do 'Mirai Land', festival geek com entrada gratuita
Emprego Casa do Trabalhador divulga 197 vagas de emprego nesta terça-feira
Lazer Brinca Feira encanta crianças e famílias no Parque da Cidade
Cultura Museu Casa do Sertão recebe oficinas gratuitas do projeto Raízes do Samba de Roda Rural Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado