Diariamente, um grupo de mulheres do conjunto George Américo e Campo Limpo se reúne na Unidade de Saúde da Família (USF) para cuidar de uma horta comunitária. Elas se dedicam a preparar o solo, plantar, irrigar e colher hortaliças como coentro, couve, quiabo e alface.
O espaço foi cedido pela Secretaria Municipal de Saúde e, desde então, tornou-se um ponto de encontro, integração e fortalecimento coletivo.
A gerente da USF, Virgínia Cerqueira, destaca que a iniciativa tem gerado impactos significativos na vida das participantes.
“A equipe de saúde se colocou à disposição para apoiar o projeto, que tem contribuído para a promoção da saúde mental, proporcionando bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de incentivar a interação social”, afirma.
A horta comunitária surgiu a partir do projeto Territórios Solidários, da Associação Shalom Kids e do Sesc Mesa Brasil, em parceria com a rede municipal de Saúde, por meio das USF George Américo III e IV e Campo Limpo IV.
“O espaço funciona como terapia ocupacional e mental, além de proporcionar momentos de integração, acolhimento e aprendizado. Muitas mulheres encontraram aqui uma forma de aliviar o estresse e fortalecer a autoestima”, acrescenta a enfermeira da unidade, Vanessa Portugal.
Geral Com 54 contemplados, Feira de Santana é a cidade do interior mais sortuda na Nota Premiada Bahia em 2025
Esporte Prefeitura entrou em campo com a campanha Feminicídio Zero, durante o Campeonato Baiano 2026
Alimentação Cesta básica em Feira de Santana fecha dezembro com alta de 4,94%
Emprego TEL Telemática lidera mutirão com 300 vagas e impulsiona oferta de empregos nesta quinta-feira (15)
Saúde Redução de mais de 80% nos casos de dengue em 2025 reforça impacto positivo do uso de Inteligência Artificial em Feira de Santana
Gastronomia Feira de Santana é finalista no concurso Master Bartender da Pato Preto Destilaria Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas