Diariamente, um grupo de mulheres do conjunto George Américo e Campo Limpo se reúne na Unidade de Saúde da Família (USF) para cuidar de uma horta comunitária. Elas se dedicam a preparar o solo, plantar, irrigar e colher hortaliças como coentro, couve, quiabo e alface.
O espaço foi cedido pela Secretaria Municipal de Saúde e, desde então, tornou-se um ponto de encontro, integração e fortalecimento coletivo.
A gerente da USF, Virgínia Cerqueira, destaca que a iniciativa tem gerado impactos significativos na vida das participantes.
“A equipe de saúde se colocou à disposição para apoiar o projeto, que tem contribuído para a promoção da saúde mental, proporcionando bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de incentivar a interação social”, afirma.
A horta comunitária surgiu a partir do projeto Territórios Solidários, da Associação Shalom Kids e do Sesc Mesa Brasil, em parceria com a rede municipal de Saúde, por meio das USF George Américo III e IV e Campo Limpo IV.
“O espaço funciona como terapia ocupacional e mental, além de proporcionar momentos de integração, acolhimento e aprendizado. Muitas mulheres encontraram aqui uma forma de aliviar o estresse e fortalecer a autoestima”, acrescenta a enfermeira da unidade, Vanessa Portugal.
Geral Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana
Ação social Programa Feira em Ação movimenta distrito de Humildes
Emprego Casa do Trabalhador com 221 vagas de emprego nesta segunda-feira
Geral Encontro Territorial do CrediBahia estimula empreendedorismo com microcrédito
Entretenimento Comic Summit: o maior evento geek do interior da Bahia retorna
Entretenimento FLICA 2025 prepara edição histórica com programação literária e cultural em Cachoeira Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado