Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Feira de Santana foi palco do lançamento da Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público, promovida pelo Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O encontro reuniu representantes de diversas cidades baianas com o objetivo de debater a transição para uma mobilidade mais sustentável e apresentar diretrizes para a descarbonização do transporte público.
Durante o evento, o secretário de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, destacou a importância da experiência. “Foi extremamente positivo receber esse encontro aqui em Feira. O ônibus elétrico ainda possui um custo elevado de aquisição, mas os testes são fundamentais para avaliar o real custo-benefício ao longo do tempo. Quanto maior a produção e a adesão, maior a tendência de redução de preços. Esse é um passo importante para pensar o futuro do transporte público com mais conforto, eficiência e sustentabilidade”.
O presidente do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Sousa, ressaltou o papel de cooperação entre as cidades.
“O Fórum é um espaço de troca de experiências e boas práticas. A eletromobilidade já é realidade em Salvador e agora chega a Feira de Santana em caráter experimental, permitindo que a população conheça de perto essa inovação. O investimento inicial é mais alto, mas os custos operacionais e de manutenção são menores ao longo da vida útil do veículo. Queremos apoiar as cidades baianas a construírem políticas públicas sustentáveis e a oferecerem um transporte de mais qualidade para os cidadãos”, explicou.
A oficina contempla as cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Jequié e Luís Eduardo Magalhães. Entre as ações práticas, está a realização de testes com diferentes modelos de ônibus elétricos em condições reais de operação, possibilitando a análise de eficiência, custos, manutenção e impacto ambiental.
Em Feira de Santana, a iniciativa coincide com o início da operação experimental do primeiro ônibus 100% elétrico. O veículo, operado pela empresa São João, começou a circular no último domingo (24) em caráter de test drive, inicialmente na linha que liga o Terminal Central ao Jardim Brasil, com percurso de 26 km de ida e volta. O período de testes deve durar cerca de 20 dias.
O ônibus elétrico pode transportar até 78 passageiros, possui autonomia de 300 km por carga e recarga completa em até 5 horas. Além de não emitir gases poluentes, oferece conforto extra para os usuários: ar-condicionado digital, suspensão a ar, rampa de acessibilidade, espaço para cadeirantes, carregadores de celular e poltronas mais amplas.
Os secretários e dirigentes realizaram uma visita ao prefeito José Ronaldo, que reforçou a importância da iniciativa e o protagonismo de Feira de Santana na discussão sobre transporte público sustentável.
O evento reforça a integração entre os municípios baianos no planejamento de soluções modernas para a mobilidade urbana, colocando Feira de Santana em posição de destaque no debate sobre transporte coletivo sustentável.
Geral Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana
Ação social Programa Feira em Ação movimenta distrito de Humildes
Emprego Casa do Trabalhador com 221 vagas de emprego nesta segunda-feira
Geral Encontro Territorial do CrediBahia estimula empreendedorismo com microcrédito
Entretenimento Comic Summit: o maior evento geek do interior da Bahia retorna
Entretenimento FLICA 2025 prepara edição histórica com programação literária e cultural em Cachoeira Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado