O Feiraguay, o mais tradicional ponto de compras de Feira de Santana, está de cara nova. Ou melhor, de fachada nova! O principal centro de comércio popular da cidade está prestes a concluir a modernização de sua fachada, e quem passa pela Praça Presidente Médici já começa a perceber o novo visual.
Com quase 30 anos de história, o Feiraguay segue sendo um dos lugares mais visitados da cidade, com cerca de três mil comerciantes e mais de dois mil empregos diretos – 70% deles ocupados por mulheres. Para Sandro Santana, presidente da Avamfs (Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana), essa transformação é essencial.
“Essa revitalização vai trazer mais conforto para quem empreende aqui e também para nossos clientes. A nova fachada tem brises que melhoram a ventilação e a claridade, deixando o espaço mais agradável. E a fachada norte, que deve começar em breve, vai dar um impacto visual muito positivo. Queremos atrair os olhares de quem já nos visita e também de quem ainda não conhece o Feiraguay”, afirma Sandro Santana.
Além de estética, a obra foi planejada para não atrapalhar o comércio: tudo acontece no período noturno e aos fins de semana. Para acompanhar o processo, comissões de lojistas participam de reuniões com a construtora e ajudam a definir detalhes de execução. A primeira fase, que inclui a fachada Sul (aos fundos), a frontal e as laterais, já está quase concluída. Uma segunda etapa está prevista para o futuro, com melhorias na parte elétrica e no pavimento das ruas internas.
A modernização é viabilizada por recursos federais, e contou com o apoio de lideranças locais para ser implementada, mas, no dia a dia, o que importa mesmo é o resultado: um Feiraguay mais bonito, confortável e convidativo para quem compra e para quem vende.
Para Rafael Fonseca, gestor estratégico da agência RD Brasil, criadora da nova marca do Feiraguay, a mudança representa muito mais do que uma atualização visual.
“O Feiraguay é muito mais do que um centro de compras ou um conglomerado de boxes, o Feiraguay é uma comunidade viva, um bloco unido pela força da coletividade. É desse espírito de união que nasce sua representatividade, sua cultura e sua identidade. A nova fachada simboliza esse momento especial de reposicionamento, trazendo consigo uma marca renovada que valoriza sua essência. Um lugar que é tão a cara de Feira que tem Feira até no nome”, destaca Rafael.
Além da imponência arquitetônica, Rafael também ressalta as novas possibilidades que se abrem com o projeto. “A nova fachada abre também oportunidades de comunicação para empresas e comerciantes, com a instalação de modernos painéis e espaços publicitários que fortalecem a visibilidade dos negócios. Para nós, da RD Brasil, é motivo de grande orgulho participar desse projeto. Ele não só projeta o Feiraguay para novos horizontes, como também reforça o potencial da nossa Feira de Santana”.
Geral Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana
Ação social Programa Feira em Ação movimenta distrito de Humildes
Emprego Casa do Trabalhador com 221 vagas de emprego nesta segunda-feira
Geral Encontro Territorial do CrediBahia estimula empreendedorismo com microcrédito
Entretenimento Comic Summit: o maior evento geek do interior da Bahia retorna
Entretenimento FLICA 2025 prepara edição histórica com programação literária e cultural em Cachoeira Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado