Com apenas quatro dias de vida, a pequena Lis Radassa foi levada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cassa, onde recebeu a dose da BCG, vacina que protege contra a tuberculose. O choro foi inevitável, mas a proteção está garantida para toda a vida.
Neste mês comemorativo em alusão aos 192 anos de emancipação política de Feira de Santana [o município fez 192 anos ontem], a Secretaria Municipal de Saúde faz um chamado à vida e reforça a importância da imunização contra doenças que podem comprometer a saúde ou agravar quadros clínicos.
Somente para crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, a rede municipal disponibiliza 19 tipos de vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, que protegem contra poliomielite, hepatite, meningite, febre amarela, dengue, rubéola, sarampo, HPV, difteria, tétano, coqueluche e Covid-19. Para a população adulta são sete tipos de imunizantes - além dos imuno especiais.
“Vacinas salvam vidas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. “A imunização é uma medida essencial para prevenir formas graves de doenças, além de reduzir hospitalizações e fortalecer a saúde da população”, acrescenta.
As vacinas estão disponíveis em 103 salas de vacinação, distribuídas pelas unidades de saúde do município. Além disso, a Secretaria de Saúde tem promovido ações descentralizadas em locais estratégicos, como shopping centers e praças, ampliando as oportunidades de acesso às doses de proteção.
DOSES APLICADAS
Entre as doses disponíveis na rede, de 1º de janeiro a 14 de setembro deste ano, já foram aplicadas em Feira de Santana 7.104 doses da vacina contra o HPV, 8.644 doses do imunizante contra a dengue e 8.028 doses da BCG (entre janeiro e agosto). Também foram ofertadas vacinas contra a influenza [são 131.314 doses aplicadas entre 31 de março e 15 de setembro] e a Covid-19, fundamentais para reduzir riscos de complicações e mortes.
Segundo Rodrigo Matos, ampliar o acesso é prioridade da gestão. “Vacinar é cuidar da vida e prevenir doenças. Ao descentralizar a oferta, levamos a proteção até onde o povo está, garantindo mais comodidade, segurança e saúde para todos”, destacou.
ZÉ GOTINHA
Em clima de festa pelos 192 anos de Feira de Santana, o mascote Zé Gotinha ganhou as ruas para reforçar a importância da vacinação.
O personagem visitou a UBS Cassa, a Avenida Getúlio Vargas, o Paço Municipal Maria Quitéria, Catedral Senhora Sant’ana, Feiraguay e a sede da Secretaria de Saúde, levando de forma lúdica a mensagem de que vacinar é um ato de cuidado e proteção.
Os registros da ação foram publicados no perfil oficial da pasta no Instagram (@saudefeira_).
Geral Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana
Ação social Programa Feira em Ação movimenta distrito de Humildes
Emprego Casa do Trabalhador com 221 vagas de emprego nesta segunda-feira
Geral Encontro Territorial do CrediBahia estimula empreendedorismo com microcrédito
Entretenimento Comic Summit: o maior evento geek do interior da Bahia retorna
Entretenimento FLICA 2025 prepara edição histórica com programação literária e cultural em Cachoeira Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado