Sábado, 17 de Janeiro de 2026
(75) 98281-5895
Feira de Santana Esporte

Prefeitura entrou em campo com a campanha Feminicídio Zero, durante o Campeonato Baiano 2026

A iniciativa entrou em campo literalmente na noite desta quarta-feira (14), na partida entre Bahia de Feira e Bahia

16/01/2026 16h23
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana
Junior Araujo
Junior Araujo

O cuidado com a vida e a segurança das mulheres feirenses ganha um novo e importante capítulo. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), intensificou as atividades da campanha Feminicídio Zero. A iniciativa, que percorre o Campeonato Baiano de Futebol 2026, utiliza o esporte como uma poderosa plataforma de conscientização e transformação social, levando a mensagem do respeito para onde o povo está.

A iniciativa entrou em campo literalmente na noite desta quarta-feira (14), na partida entre Bahia de Feira e Bahia, no estádio Professor Jodilton Souza, a Arena Cajueiro. Mais do que uma presença institucional, a ação reflete o olhar sensível da gestão municipal sobre realidades muitas vezes invisibilizadas. Ao ocupar as arenas esportivas, o Governo Municipal atua diretamente na prevenção, combatendo dados alarmantes que associam o período pós-jogo ao aumento de casos de violência doméstica. A proposta é converter o ambiente de lazer em um território de vigilância e proteção, reforçando que o entretenimento jamais pode caminhar ao lado da intolerância ou do medo.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos, ressaltou que o objetivo é massificar a cultura do cuidado e garantir que nenhuma mulher se sinta desamparada.

“Nossa missão é garantir que a mensagem do 'Feminicídio Zero' chegue ao coração de cada cidadão. Infelizmente, as estatísticas indicam um aumento das agressões após as partidas de futebol, e a Prefeitura está aqui para dizer que não aceitaremos a naturalização dessa violência. Viemos para reafirmar que a mulher nasceu para ser protegida, valorizada e para viver com plenitude. O esporte precisa ser um reflexo de uma sociedade que ama e cuida de suas mulheres”, declarou Neinha.

A união de esforços entre as pastas municipais permite que a rede de proteção esteja presente em todos os momentos da vida do cidadão. Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, o ambiente de festa do futebol é o cenário ideal para reforçar que a segurança das mulheres é uma responsabilidade compartilhada por todos.

“Aproveitamos este momento de grande mobilização popular para sensibilizar o público. O esporte tem a força necessária para transformar mentalidades. Estamos integrados à rede de proteção para lembrar que cuidar das mulheres e denunciar abusos são atos de cidadania. Queremos que a alegria vivida aqui na Arena se transforme em paz e segurança dentro dos lares de nossa cidade”, afirmou o secretário.

Com essa mobilização, a Prefeitura de Feira de Santana reafirma seu compromisso inabalável com a construção de uma cidade mais humana e igualitária. A união entre a conscientização do problema estrutural partindo de quem é considerado ídolo para os feirenses.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.