O que aconteceu
Alerta vale para São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. Ele entrou em vigor nessa segunda-feira (17). As altas temperaturas são resultados de uma frente fria que entra pelo sul do Brasil e causa um "efeito pré-frontal", aumentando o calor antes da queda das temperaturas.
Onda de calor acontece quando termômetros ficam pelo menos 5ºC acima da média esperada no período do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Rio de Janeiro vai ser a metrópole mais quente do mundo pelo segundo dia seguido. Segundo o MetSul, as máximas de 41ºC registradas nesta segunda-feira (17) na cidade do Rio devem se manter nesta terça.
No estado de São Paulo, temperaturas devem chegar aos 38ºC. A máxima é esperada na região de Itapeva e do Vale do Ribeira. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta válido até a quarta-feira (19). Na Baixada Santista, os termômetros devem chegar aos 36 ºC e na capital aos 33 ºC.
Esta é a terceira onda de calor no país em 2025, segundo o Inmet. O primeiro alerta do ano aconteceu de 17 a 23 de janeiro e o segundo de 2 a 12 de fevereiro.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas