 
 O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que vai incorporar o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com doença falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em nota, a pasta destacou que, com a incorporação, qualquer pessoa que precise de tratamento para acúmulo excessivo de ferro no organismo, independentemente da causa, terá acesso a todas as alternativas terapêuticas disponíveis na rede pública.
Segundo o ministério, o excesso de ferro é uma condição comum em pessoas que convivem com a doença falciforme em razão da necessidade de transfusões sanguíneas frequentes, realizadas para controlar crises de dor e outras complicações.
“O acúmulo de ferro no organismo, se não tratado, pode causar danos graves a órgãos vitais como coração, fígado e glândulas endócrinas”, alertou o comunicado.
De acordo com a pasta, a deferiprona é um quelante de ferro – substância que se liga ao ferro em excesso no corpo e facilita sua eliminação pela urina. “Além de reduzir os riscos por conta do acúmulo de ferro, o medicamento tem melhor posologia em relação a outras opções, facilitando na adesão ao tratamento.”
Até então, o uso da deferiprona no SUS era restrito a pacientes com talassemia maior que não podiam utilizar a desferroxamina devido a contraindicações, intolerância ou dificuldades de administração.
A doença falciforme é uma doença genética e hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos tenham formato de foice. Essa alteração prejudica a circulação sanguínea, causando dor intensa, anemias, infecções e complicações em diversos órgãos.
O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, cerca de 60 mil pessoas vivam com a doença, que tem maior prevalência em pessoas negras. O tratamento inclui o controle dos sintomas, a prevenção de complicações e, em muitos casos, transfusões sanguíneas regulares.
 Cultura Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia
 Cultura Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia  Direitos Humanos Calçadão em SP homenageia personalidades que lutaram pela democracia
 Direitos Humanos Calçadão em SP homenageia personalidades que lutaram pela democracia  Medidas Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede
 Medidas Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede  Brasil Após 4 anos, Brasil deixa mapa mundial da fome
 Brasil Após 4 anos, Brasil deixa mapa mundial da fome  Pagamento Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR
 Pagamento Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR  Benefício Social Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho
 Benefício Social Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado