A partir de junho radiografias, eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais serão agendados na própria unidade de saúde no momento da consulta. O paciente já sairá com data, local e horário definidos.
O novo modelo de marcação adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai otimizar o acesso da população aos serviços com eliminação de filas e descentralização do agendamento. Ainda, oferece mais transparência e eficiência no uso dos recursos do SUS.
Outros procedimentos, que por motivos operacionais não puderem ser marcados de forma imediata, também serão cadastrados no ato da consulta. Nesses casos, a confirmação será enviada posteriormente por telefone ou WhatsApp, sem que o paciente precise retornar à unidade para obter informações.
A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Carla Alencar, afirma que o novo processo de marcação já está em fase de transição e testes.
“Sabemos que ajustes podem ser necessários — e, se for o caso, os processos serão aperfeiçoados continuamente com base nas necessidades reais do território e nas sugestões da população e das equipes de saúde”, destacou.
A mudança no processo de agendamento de consultas e exames é resultado de um trabalho técnico consistente iniciado em janeiro de 2025.
“Desde então, realizamos o mapeamento detalhado do sistema de regulação, identificamos os gargalos históricos e reformulamos toda a lógica de acesso aos exames, com base em três pilares: gestão eficiente, tecnologia integrada e cuidado com as pessoas”, afirma o titular da pasta, Rodrigo Matos.
Ele considera que a mudança vai facilitar o acesso da população aos serviços e reforça o compromisso da administração municipal em ofertar um SUS mais qualificado. “Estamos deixando para trás um modelo fragmentado, analógico e pouco eficiente. Feira de Santana está construindo um novo padrão de acesso à saúde: mais justo, ágil, inteligente e mais humano”, conclui Rodrigo Matos.
Veja o que muda na prática:
- O paciente não precisará mais ir de unidade em unidade atrás de uma cota.
- Todos os exames serão cadastrados em uma lista única organizada pela Secretaria de Saúde.
- Radiografias, ECG e exames laboratoriais serão agendados no ato da consulta. Os demais procedimentos terão seus dados registrados e serão comunicados diretamente ao paciente posteriormente.
- A Secretaria de Saúde passa a controlar toda a regulação, garantindo mais transparência e eficiência no uso dos recursos.
Geral Zé Chico assume presidência do União Brasil em Feira de Santana
Ação social Programa Feira em Ação movimenta distrito de Humildes
Emprego Casa do Trabalhador com 221 vagas de emprego nesta segunda-feira
Geral Encontro Territorial do CrediBahia estimula empreendedorismo com microcrédito
Entretenimento Comic Summit: o maior evento geek do interior da Bahia retorna
Entretenimento FLICA 2025 prepara edição histórica com programação literária e cultural em Cachoeira Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo