Friday, 11 de July de 2025
(75) 98281-5895
Feira de Santana Tradição

Feira de Santana celebra Corpus Christi com missa solene e confecção de tapetes tradicionais nesta quinta-feira

O momento central da programação será a Celebração Eucarística, marcada para as 8h30, na praça Padre Ovídio

18/06/2025 13h04 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Arquidiocese de Feira de Santana
Foto: Arquidiocese de Feira de Santana
Foto: Arquidiocese de Feira de Santana

Milhares de fiéis são esperados nesta quinta-feira (19) para a celebração de Corpus Christi em Feira de Santana. Considerada uma das datas mais importantes do calendário litúrgico católico, a solenidade homenageia o Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo e contará com uma programação especial ao longo do dia.

A partir das 4h, ruas do centro da cidade serão interditadas para a confecção dos tradicionais tapetes, uma ação que mobiliza grupos, movimentos e pastorais de toda a Arquidiocese de Feira de Santana.

O momento central da programação será a Celebração Eucarística, marcada para as 8h30, na praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral de Sant’Ana. A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, e concelebrada por padres de diversas paróquias da cidade.

Logo após a celebração, os fiéis seguirão em procissão. O cortejo passará pela avenida Presidente Dutra, contornará a Casa de Saúde Santana e seguirá pelas avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas até a rua Conselheiro Franco. A procissão será encerrada na própria praça Padre Ovídio, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Segundo o cura da Catedral, padre Paulo Tarso, não haverá missas em outras igrejas durante a manhã, como forma de reforçar a unidade da comunidade católica local. “Todas as paróquias estarão reunidas na Catedral para essa grande celebração”, destacou o sacerdote, que também reforçou o convite à participação de todos os fiéis. “É um momento de alegria e festa, em que o Santíssimo Sacramento abençoa a cidade, as famílias e todos os movimentos e grupos”, afirmou.

Significado da solenidade

A celebração de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à Solenidade da Santíssima Trindade, ou seja, 60 dias após a Quinta-feira Santa, data da instituição da Eucaristia.

Criada no século XIII, por determinação do Papa Urbano IV, Corpus Christi é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, simbolizando a caminhada da Igreja com Cristo. A data é marcada por agradecimentos pelo dom da Eucaristia, alimento espiritual que sustenta os fiéis na missão de construir o Reino de Deus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.