A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana realiza, até 18 de julho, a exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Toda a renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno da futura sede da instituição.
A mostra reúne 56 pinturas produzidas por pacientes atendidos pela AAPC, que fazem parte das oficinas promovidas pela entidade. Algumas peças também foram doadas pela professora e voluntária Anúbis Cedraz, que acompanha de perto os talentos descobertos ao longo do tratamento oncológico.
Segundo a coordenadora da AAPC, Edney Gomes, o incentivo à arte surgiu como uma forma de acolhimento e bem-estar para os pacientes que estavam ociosos devido ao tratamento e à distância dos familiares.
“No início, eram apenas rabiscos. Com o tempo foram aprimorando e percebemos a beleza e a sensibilidade nos traços. As pinturas ganharam forma e quando paramos para observar, surgiu a ideia da exposição”, relata.
A AAPC é mantida, de forma exclusiva, por doações. Hoje, a associação tem o apoio de 25 voluntários, entre profissionais de saúde e equipe administrativa. A instituição oferece acolhimento a pacientes de diversas cidades da região metropolitana de Feira de Santana, pois na Bahia somente três cidades oferecem tratamento oncológico, o que favorece a alta demanda.
“Atualmente, atendemos cerca de 60 pessoas por semana na casa de apoio, além de distribuir entre 700 e 800 cestas básicas por mês. Também realizamos doações de próteses mamárias, perucas, materiais de curativo e emprestamos cadeiras de rodas e muletas”, explica a gestora.
A coordenadora do MAC, Georgia Pitombo, considera uma honra ser o primeiro lugar a receber a exposição. “O MAC é um espaço de arte, mas além disso, é um lugar de troca e afeto Essa mostra solidária remonta a uma das faces mais bonitas que a arte proporciona que é o poder de transformar as vidas que ela toca”, enfatizou Pitombo.
A exposição tem a curadoria da escritora Lélia Vitor Fernandes. A visitação é gratuita e aberta ao público de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O MAC está localizado na Rua Professor Geminiano Costa, nº 255, Centro.
Lazer Outros Baianos trazem Adrenalina e Axé em show no Mercado de Arte Popular neste sábado (18)
Lazer Projeto Noites Autorais volta ao palco do Teatro Margarida Ribeiro nesta quarta (15)
Cultura Geek Feira de Santana recebe primeira edição do 'Mirai Land', festival geek com entrada gratuita
Emprego Casa do Trabalhador divulga 197 vagas de emprego nesta terça-feira
Lazer Brinca Feira encanta crianças e famílias no Parque da Cidade
Cultura Museu Casa do Sertão recebe oficinas gratuitas do projeto Raízes do Samba de Roda Rural Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado