Quarta, 10 de Setembro de 2025
(75) 98281-5895
Esportes Esporte

Musculação na infância: a nova tendência entre crianças e adolescentes

Mais do que estética, treinos de força podem melhorar saúde, postura, autoestima e até prevenir lesões, desde que acompanhados por profissionais

08/09/2025 09h12
Por: Redação Fonte: Ascom Estácio
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos definidos, os jovens estão descobrindo que levantar pesos pode ser uma forma divertida de ficar forte e saudável. Mas será que é seguro para eles? Com tanta energia e vontade de se movimentar, é hora de descobrir também como a musculação pode ser uma aliada nessa fase da vida.

Para começar, fique tranquilo: os treinos são seguros e trazem benefícios para crianças e adolescentes, desde que sejam acompanhados por um profissional com a orientação certa para cada idade e nível de desenvolvimento. 

“O treinamento de força pode trazer melhorias na força muscular, resistência, composição corporal, saúde óssea e até mesmo na autoestima desses jovens. Fortalece ligamentos, tendões e musculatura, condicionamento físico e performance”, explica o professor do curso de Educação Física da Estácio, Hirlon Braga.

Segundo orientações da American Academy of Pediatrics, a criançada deve praticar atividade física por no mínimo 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana, adicionando cargas de acordo com a melhora da força muscular. 

“Indico começar pelo treinamento de resistência muscular que tem como principal objetivo fortalecer toda a musculatura do corpo, incluindo os músculos que estabilizam a coluna. Isso melhora a postura, reduz a sobrecarga nas articulações, alivia dores musculares e previne possíveis lesões”, ressalta o educador físico. 

Por isso, na hora de se exercitar, lembre que a atenção deve ser redobrada com o volume, a carga, a intensidade dos treinos e a recuperação neuromuscular dos jovens na vida fitness. 

“O volume significa quantidade total de trabalho realizado no treino, incluindo o número de séries e repetições. A carga representa o peso ou resistência utilizada durante o exercício. A intensidade indica o grau de esforço ou dificuldade do exercício e a recuperação neuromuscular é o período necessário para que os músculos se recuperem após o treinamento”, finaliza Hirlon.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.