O Campeonato Baiano de Futebol 2026, que tem início no próximo sábado (10), vai além das quatro linhas e assume um papel social importante no enfrentamento à violência contra a mulher. O Baianão deste ano será marcado pela campanha Feminicídio Zero, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Federação Bahiana de Futebol (FBF), os dez clubes participantes, a Defensoria Pública-Geral do Estado e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), responsável pela transmissão dos jogos.
A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater todas as formas de violência de gênero, utilizando o amplo alcance social do futebol para promover conscientização e transformação cultural. As ações foram definidas em reunião realizada nesta terça-feira (9), na Governadoria, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, dirigentes da FBF, representantes dos clubes e integrantes do secretariado estadual.
Entre as medidas previstas estão ativações nos estádios, engajamento dos jogadores e ações educativas junto aos torcedores. Um dos destaques da campanha é a presença da Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres (SPM) em dias de jogos, oferecendo atendimento multidisciplinar às mulheres. A estreia da ação acontece já na primeira rodada do campeonato, neste sábado (10), em frente ao Estádio Manoel Barradas (Barradão), antes da partida entre Vitória e Atlético, marcada para as 16h.
Para a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, os estádios são espaços estratégicos para a mobilização social. “A todo momento e em todos os lugares precisamos unir forças pelo fim da violência contra as mulheres. Precisamos enfrentar a naturalização da violência e construir um grande pacto coletivo contra o feminicídio”, destacou.
O presidente da FBF, Ricardo Lima, reforçou a importância da união entre esporte e políticas públicas. “Sabemos da força do Baianão, da audiência que o campeonato leva à TV e dos grandes públicos nos estádios. Nada melhor do que aproveitar esse alcance para conscientizar os torcedores sobre o combate à violência de gênero”, afirmou.
Novos detalhes da campanha devem ser divulgados ao longo da competição, consolidando o Baianão 2026 como um campeonato que alia esporte, cidadania e responsabilidade social.
Esporte Caminhada Solidária Bruna Borges 2025: vem pra folia no próximo dia 26
Esporte Volta da UEFS 2025 reúne esporte e solidariedade com 1.500 doações em Feira de Santana
Esporte Feira de Santana recebe Copa Smash TV Subaé de Beach Tennis
Esporte Corrida da Saúde reúne 2.100 pessoas em manhã histórica em Feira de Santana
Esporte Vanderlei Cordeiro de Lima confirma presença na Corrida da Saúde 2025, em Feira de Santana
Esporte Musculação na infância: a nova tendência entre crianças e adolescentes Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas